1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos Emílio Verbinnen
Professoras: Evanilde Borck Marcos e Irene Lessa
Turma(s): 5º ano 02 e 5º ano 03
Período de realização: março a junho.
|
2. Tema
Definido pelo professor /turma
Qual tema: Africanidade
Subtemas: Influência africana na nossa cultura.
|
3. Apresentação
Sabendo que a cultura expressa o modo de vida de todos os grupos humanos e que nesses grupos podemos encontrar, ao mesmo tempo semelhanças e diferenças, pesquisaremos a influência da cultura africana na cultura brasileira. Além disso, africanidade é um tema que é trabalhado no 5º ano, segundo a Proposta Curricular de Jaraguá do Sul. Para tanto serão pesquisadas as influências dos colonizadores na cultura brasileira e a conscientização da importância da cultura negra em nossa alimentação, religiosidade, vestimenta, vocabulário, histórias e festejos. Desta forma o aluno ampliará seus conhecimentos visando a valorização da pluralidade cultural brasileira.
|
4. Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a influência africana em nossa cultura.
|
5. Objetivos específicos
|
6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas
História:
Geografia:
Arte:
Língua Portuguesa:
|
7. Parceiros envolvidos no projeto
Professora Gisele Tibes de Moraes Marschner– História / Professora Ionara Rott Linn – Arte / Orientadora Odinês Maria Tissi Borges / Prof. Mara Rubia Umlauf / Palestrante Charles Zimermann / Auxiliar de biblioteca deise de Souza Wavhholz / Administradora Edemeê da Luz Mello / Diretora Isabel Paulina Bressan de Melo.
|
8. Plano de ações
Ação 1
Descrição: Apresentar imagens sobre o Continente Africano
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Gisele
Ação 2
Descrição: Localizar o continente africano no Google Map, o mapa físico e o globo terrestre.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene / Deise
Ação 3
Descrição: Pesquisar na Internet a influência da cultura africana.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Deise / Mara Rubia
Ação 4
Descrição: Capturar imagens para apresentação no IMPRESS.
Tempo previsto: 3 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Deise / Mara Rubia
Ação 5
Descrição: Registrar no editor de texto o diário de bordo.
Tempo previsto: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene, Deise / Odinês
Ação 6
Descrição: Interpretar oralmente e atividades escritas o Filme Kiriku e a Feiticeira
Tempo previsto: 3 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene
Ação 7
Descrição: Reproduzir os símbolos e grafismos no caderno de desenho.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene / Mara Rubia
Ação 8
Descrição: Confeccionar uma Capulana
Tempo previsto: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Odinês / Ionara / Gisele / Mara Rubia
Ação 9
Descrição: Palestra sobre o continente africano.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Ionara / Gisele / Mara Rubia / Charles Zimmermann / Edemeê / Isabel.
Ação 10
Descrição: Socializar as atividades das turmas dos 5º anos 02 e 03, na Escola.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Mara Rubia / Odinês
Ação 11
Descrição: Divulgação no Blog da turma, das atividades realizadas no projeto.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Deise
|
9. Tempo total de realização do projeto
Março a junho
|
10. Material e suporte necessários
|
11. Produto final:
|
12. Instrumento(s) e critérios de avaliação
|
FICHA DE APRESENTAÇÕES ORAIS
Alunos
| |||||||||||||||||||||||||
Tem habilidade de síntese
| |||||||||||||||||||||||||
Tem argumentação coerente
| |||||||||||||||||||||||||
Faz comentários que contribuem para a discussão
| |||||||||||||||||||||||||
Sabe ouvir e respeita a opinião dos colegas
| |||||||||||||||||||||||||
Demonstra domínio do conteúdo estudado.
|
Legenda: S=2,0 QS=1,5 QN=0,5 N=0,0
FICHA DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO PROJETO
Alunos | |||||||||||||||||||||||||
Utiliza corretamente a pontuação
| |||||||||||||||||||||||||
Refaz o texto de acordo com as orientações
| |||||||||||||||||||||||||
Registrou suas vivências
| |||||||||||||||||||||||||
Demonstra compreensão do conteúdo estudado
| |||||||||||||||||||||||||
Utiliza corretamente a ortografia oficial
|
Legenda: S= 2,0 QS= 1,5 QN= 0,5 N= 0,0
FICHA DE PARTICIPAÇÃO DO PROJETO
Alunos
| |||||||||||||||||||||||||
Respeita normas
| |||||||||||||||||||||||||
Respeita a opinião do outro
| |||||||||||||||||||||||||
É cooperador
| |||||||||||||||||||||||||
É responsável
| |||||||||||||||||||||||||
Sabe ouvir
|
Legenda: S= 2,0 QS= 1,5 QN= 0,5 N= 0,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário