1. Identificação: 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos Emílio Verbinnen  
Professoras: Evanilde Borck Marcos e Irene Lessa 
Turma(s): 5º ano 02 e 5º ano 03 
Período de realização: março a junho. 
 | 
2. Tema  
Definido pelo professor /turma 
Qual tema: Africanidade 
Subtemas: Influência africana na nossa cultura. 
 | 
3. Apresentação 
Sabendo que a cultura expressa o modo de vida de todos os grupos humanos e que nesses grupos podemos encontrar, ao mesmo tempo semelhanças e diferenças, pesquisaremos a influência da cultura africana na cultura brasileira. Além disso, africanidade é um tema que é trabalhado no 5º ano, segundo a Proposta Curricular de Jaraguá do Sul. Para tanto serão pesquisadas as influências dos colonizadores na cultura brasileira e a conscientização da importância da cultura negra em nossa alimentação, religiosidade, vestimenta, vocabulário, histórias e festejos. Desta forma o aluno ampliará seus conhecimentos visando a valorização da pluralidade cultural brasileira. 
 | 
4. Objetivo Geral 
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a influência africana em nossa cultura. 
 | 
5. Objetivos específicos 
  | 
6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas 
História: 
 
Geografia: 
 
Arte: 
 
Língua Portuguesa: 
  | 
7. Parceiros envolvidos no projeto 
Professora Gisele Tibes de Moraes Marschner– História / Professora Ionara Rott Linn – Arte / Orientadora Odinês Maria Tissi Borges / Prof. Mara Rubia Umlauf / Palestrante Charles Zimermann / Auxiliar de biblioteca deise de Souza Wavhholz / Administradora Edemeê da Luz Mello / Diretora Isabel Paulina Bressan de Melo. 
 | 
8. Plano de ações  
Ação 1 
Descrição: Apresentar imagens sobre o Continente Africano 
Tempo previsto: 1 aula 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Gisele 
Ação 2 
Descrição: Localizar o continente africano no Google Map, o mapa físico e o globo terrestre. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene / Deise 
Ação 3 
Descrição: Pesquisar na Internet a influência da cultura africana. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Deise / Mara Rubia 
Ação 4 
Descrição: Capturar imagens para apresentação no IMPRESS. 
Tempo previsto: 3 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Deise / Mara Rubia 
Ação 5 
Descrição: Registrar no editor de texto o diário de bordo. 
Tempo previsto: 4 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene, Deise / Odinês 
Ação 6 
Descrição: Interpretar oralmente e atividades escritas o Filme Kiriku e a Feiticeira  
Tempo previsto: 3 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene 
Ação 7 
Descrição: Reproduzir os símbolos e grafismos no caderno de desenho. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene / Mara Rubia 
Ação 8 
Descrição: Confeccionar uma Capulana 
Tempo previsto: 4 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Odinês / Ionara / Gisele / Mara Rubia 
Ação 9 
Descrição: Palestra sobre o continente africano. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Ionara / Gisele / Mara Rubia / Charles Zimmermann / Edemeê / Isabel. 
Ação 10 
Descrição: Socializar as atividades das turmas dos 5º anos 02 e 03, na Escola. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde, Irene, Mara Rubia / Odinês 
Ação 11 
Descrição: Divulgação no Blog da turma, das atividades realizadas no projeto. 
Tempo previsto: 2 aulas 
Profissionais envolvidos: Evanilde / Irene / Deise 
 | 
9. Tempo total de realização do projeto 
Março a junho 
 | 
10. Material e suporte necessários 
  | 
11. Produto final: 
  | 
12.  Instrumento(s) e critérios de avaliação  
  | 
FICHA DE APRESENTAÇÕES ORAIS
Alunos 
 | |||||||||||||||||||||||||
Tem habilidade de síntese 
 | |||||||||||||||||||||||||
Tem argumentação coerente 
 | |||||||||||||||||||||||||
Faz comentários que contribuem para a discussão 
 | |||||||||||||||||||||||||
Sabe ouvir e respeita a opinião dos colegas 
 | |||||||||||||||||||||||||
Demonstra domínio do conteúdo estudado. 
 | 
Legenda: S=2,0 QS=1,5 QN=0,5 N=0,0
FICHA DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO PROJETO
Alunos  | |||||||||||||||||||||||||
Utiliza corretamente a pontuação 
 | |||||||||||||||||||||||||
Refaz o texto de acordo com as orientações 
 | |||||||||||||||||||||||||
Registrou suas vivências 
 | |||||||||||||||||||||||||
Demonstra compreensão do conteúdo estudado 
 | |||||||||||||||||||||||||
Utiliza corretamente a ortografia oficial 
 | 
Legenda: S= 2,0 QS= 1,5 QN= 0,5 N= 0,0
FICHA DE PARTICIPAÇÃO DO PROJETO
Alunos 
 | |||||||||||||||||||||||||
Respeita normas 
 | |||||||||||||||||||||||||
Respeita a opinião do outro 
 | |||||||||||||||||||||||||
É cooperador 
 | |||||||||||||||||||||||||
É responsável 
 | |||||||||||||||||||||||||
Sabe ouvir 
 | 
Legenda:  S= 2,0 QS= 1,5 QN= 0,5 N= 0,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário